Dicas de Saúde

Podemos movimentar os dentes mais rapidamente? Um resumo das evidências atuais – Parte IV

Diversos estudos recentes têm procurado identificar também o efeito da terapia com laser de baixa intensidade, da luz halógena ou do diodo emissor de luz (LED) na movimentação dentária, tanto no que diz respeito a dor quanto ao tempo de tratamento. Da mesma forma que as abordagens anteriores, os presentes estudos ainda são inconclusivos e novas pesquisas precisam ser feitas.

Podemos movimentar os dentes mais rapidamente? Um resumo das evidências atuais – Parte III

Dando continuidade a sequencia de posts anteriores, onde falamos sobre tipos de aparelhos, bráquetes, fios e alinhadores estéticos (Invisalign) e o seu real impacto no tempo de tratamento ortodôntico, no presente artigo falaremos sobre outras alternativas bastante comentadas e em evidência na última década: o Acceledent e as corticotomias.

Podemos movimentar os dentes mais rapidamente? Um resumo das evidências atuais – Parte II

Dando continuidade ao post anterior, onde falamos sobre bráquetes autoligados e fios ditos “inteligentes” ou especiais e o seu real impacto no tempo de tratamento ortodôntico, no artigo de hoje falaremos sobre outro tipo de aparelho bastante comentado e em alta na última década: os alinhadores estéticos ou clear aligners, dos quais se destacam os do Sistema Invisalign.

Podemos movimentar os dentes mais rapidamente? Um resumo das evidências atuais – Parte I

Não há dúvida de que todos os ortodontistas gostariam de acelerar o tratamento ortodôntico, uma vez que tempos de tratamento mais curtos claramente beneficiariam nossos pacientes e a nós mesmos. Trata-se de um “win-win game”, ou seja, uma situação onde ambos sairiam ganhando. Na última década, vários métodos para acelerar o tratamento ortodôntico têm sido desenvolvidos e vocês terão acesso, a partir de hoje, através de uma série de posts/publicações, à minha interpretação e opinião do estado atual das evidências. Dividirei, inicialmente, esses métodos em tipos de aparelhos (principalmente fios e bráquetes) e aqueles que supostamente procuram modificar a biologia do movimento dentário. Espero que vocês gostem e aguardo seu feedback!

Aparelho Ortodôntico Invisível: Sistema Invisalign

A valorização da estética do sorriso tem aumentado o número de pacientes adultos que procuram tratamento ortodôntico. Para atender esse público mais exigente, a indústria Odontológica busca constantemente o desenvolvimento de aparelhos mais discretos e confortáveis, já que muitos destes pacientes relutam em usar aparelhos fixos convencionais. Os novos alinhadores estéticos ou “clear aligners” parecem atender a essas expectativas. A movimentação dentária pode hoje ser realizada através do uso de placas que copiam com precisão o formato das arcadas dentárias, se encaixam confortavelmente e não interferem na rotina das pessoas, sendo praticamente imperceptíveis. Estes dispositivos transparentes e removíveis são elaborados de maneira totalmente computadorizada. Líder deste segmento, o Sistema INVISALIGN utiliza tecnologia CAD/CAM (projeto e fabricação assistida por computador) para idealizar o posicionamento dos dentes e a fabricação de modelos e alinhadores personalizados. Após a digitalização 3D dos arcos dentários, um Tratamento Ortodôntico Virtual é realizado através de um software chamado ClinCheck. Os alinhadores são fabricados com engenharia robótica (Align Technology, California/USA) e enviados para o Ortodontista treinado e credenciado para utilizar a técnica. O paciente substitui os alinhadores sequenciais a cada 10 ou 15 dias, sob supervisão do profissional, até a conclusão do tratamento.

Não encontrou o que estava procurando?