Dicas de Saúde

A Importância da Vacina Contra a Gripe

A gripe é uma doença muito comum, causada por um vírus e se propaga com grande facilidade. Apesar de não ser uma doença grave, ela é responsável pela morte de milhares de pessoas, todos os anos, em razão da baixa imunidade e do surgimento de complicações, como a pneumonia. A forma mais eficaz de prevenção da gripe e também de suas complicações é a vacinação anual.

Perda auditiva na terceira idade

A Presbiacusia é o nome científico que se da a perda auditiva decorrente do processo normal do envelhecimento humano, acometendo cerca de 30% das pessoas acima de 50 anos. Normalmente os paciente se queixam de perda auditiva, dificuldade de entender as palavras e dificuldade para ouvir em ambientes ruidosos. Outro sintoma inicial da Presbiacusia, além da hipoacusia, é o chamado zumbido. Ele pode se manifestar como um chiado ou apito nos ouvidos ou no meio da cabeça. Se não tratado, o zumbido tende a piorar com o passar dos anos e se tornar cada vez mais alto e incômodo.

Não esconda mais suas orelhas

A “orelha de abano” é um dos defeitos congênitos mais comuns da orelha e pode ser notado logo no nascimento. Geralmente, torna-se mais acentuada com o passar do tempo, ocorrendo em cerca de 5% das pessoas, principalmente em crianças e adolescente. Apesar de não proporcionar consequências fisiológicas para a audição do paciente, muitos estudos demonstram o sofrimento psicológico, trauma emocional e alterações no comportamento que esta deformidade pode ocasionar, principalmente nas crianças. A baixa autoestima, ansiedade, problemas comportamentais e isolamento social resultantes deste desordem podem causar sérios prejuízos a qualidade de vida do pacientes.

Remoção das amígdalas – Amigdalectomia

Na rotina diária do consultório percebemos que ainda existem muitas dúvidas com relação a real necessidade da cirurgia de extração das amígdalas. Esta cirurgia foi “moda” há algumas décadas mas hoje sabemos que as amigdalas são uma parte importante do nosso sistema imunológico e devem ser preservadas sempre que possível. Porém, ao contrário do que muita gente pensa, a retirada das amígdalas, quando bem indicada pelo especialista, não enfraquece as defesas do corpo e nem aumenta a frequência de infecções no futuro.

Adenóide – Fique de olho nas crianças

Alguns destes órgãos são responsáveis pelas defesas do corpo, entre os quais podemos citar a adenoide, também conhecida como “carne esponjosa”. A adenoide consiste em uma massa de tecido linfoide que ocupa a região mais posterior do nariz, logo acima do palato. Seu pico de crescimento ocorre entre 2 a 5 de idade e começa a regredir ao redor dos 7 anos, sendo raramente observada em adultos.

Não encontrou o que estava procurando?

agenda_consulta