Ortodontia

Ortodontia é a especialidade da Odontologia que tem por objetivo diagnosticar, prevenir e tratar os problemas relacionados ao mal posicionamento dos dentes (má-oclusão) e demais estruturas dentofaciais. É uma especialidade requisitada tanto por crianças a partir dos 6 ou 7 anos de idade, época da troca dos dentes, como por adultos e idosos.

Conheça os profissionais da área:

Dr. Gustavo Zanardi

Atualmente, um número cada vez maior de pacientes adultos tem procurado tratamento ortodôntico por diferentes problemas. A obtenção de um sorriso agradável se tornou plenamente exequível, apesar de muitos ainda se surpreenderem com essa possibilidade. Hoje, é possível, por exemplo, fechar espaços de dentes ausentes e evitar implantes dentários e próteses, bem como coordenar o tratamento ortodôntico com cirurgias para melhorar a estética facial e a função mastigatória.

 
Ortodontia Invisível

 

 

A valorização da estética do sorriso tem aumentado o número de adultos que procuram um tratamento ortodôntico. Para atender esse público mais exigente, a indústria Odontológica busca constantemente o desenvolvimento de aparelhos mais discretos e confortáveis, já que muitos destes pacientes relutam em usar aparelhos fixos convencionais. Os novos “alinhadores estéticos” ou “clear aligners” parecem atender essas expectativas. A movimentação dentária pode hoje ser realizada através do uso de placas que copiam com precisão o formato das arcadas dentárias, se encaixam confortavelmente e não interferem na rotina das pessoas, sendo praticamente imperceptíveis. Estes dispositivos transparentes e removíveis são elaborados de maneira totalmente computadorizada. Líder deste segmento, o Sistema INVISALIGN utiliza tecnologia CAD/CAM (projeto e fabricação assistida por computador) para idealizar o posicionamento dos dentes e a fabricação de modelos e alinhadores personalizados. Após a digitalização 3D dos arcos dentários, um Tratamento Ortodôntico Virtual é realizado através de um software chamado ClinCheck. O resultado final pode ser visualizado e modificado antes do tratamento iniciar. Os alinhadores são fabricados com engenharia robótica (Align Technology, California/USA) e enviados para o Ortodontista treinado e credenciado para utilizar a técnica. O paciente substitui os alinhadores sequenciais a cada 15 dias, sob supervisão do profissional, até a conclusão do tratamento.

DIFERENCIAIS DA CLÍNICA

CONSULTA INICIAL:

  • O agendamento da consulta inicial deverá ser feito por telefone ou pessoalmente na clínica quando uma de nossas colaboradoras (secretárias, recepcionistas ou telefonistas) fará a coleta de algumas informações básicas de cadastro.
  • No dia anterior à consulta o paciente receberá um aviso (ligação, SMS ou mensagem no whatsapp) lembrando do horário e confirmando a consulta.
  • No dia da primeira consulta será solicitado o preenchimento de uma ficha cadastral enquanto o paciente aguarda em uma de nossas Salas de Espera ou na Sala VIP.
  • Em seguida, o paciente será encaminhado ao Escritório onde o Dr. Gustavo Zanardi irá recebê-lo para conversar sobre as queixas principais, história médica e odontológica, realizando uma anamnese completa do paciente.
  • Na sequência, o paciente será levado a uma das Salas Clínicas para avaliação facial, bucal/oral e funcional (mastigação, respiração, deglutição, fonética) para exame clínico minucioso.
  • Imagens obtidas com registros fotográficos iniciais facilitarão a visualização dos problemas e as primeiras explicações sobre o caso serão apresentadas logo após o exame inicial.
  • As imagens também poderão ser visualizadas posteriormente através do site, com senha e login.
  • O paciente sairá da primeira consulta com uma boa idéia dos seus problemas e com algumas hipóteses de tratamento.

EXAMES COMPLEMENTARES:

Ainda na consulta inicial, serão solicitados alguns exames complementares para uma avaliação mais precisa dos problemas e necessidades do paciente. Os exames mais rotineiros (documentação ortodôntica tradicional) incluem fotografias intraorais e extraorais, modelos de gesso das arcadas dentárias, radiografias dos dentes e dos ossos maxilares.

Em alguns casos serão solicitados também exames tomográficos (Documentação Ortodôntica Tomográfica) com reconstrução 3D da face e cortes tomográficos de todos os dentes. Esses exames deverão ser realizados em Centros de Documentação Odontológica que preferencialmente trabalhem com radiografias digitais e tomografias – indicaremos alguns.

DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMENTO:

  • Assim que recebermos os exames complementares (Documentação Ortodôntica), uma nova consulta será agendada.
  • Após um detalhado estudo das informações coletadas na consulta inicial e dos exames complementares, um Projeto Terapêutico será apresentado ao paciente – algumas vezes com mais de uma opção de tratamento.
  • Em algumas situações o paciente deverá ser encaminhado também para uma avaliação Fonoaudiológica - um Otorrinolaringologista pode ser igualmente necessário em casos de comprometimento respiratório.
  • Uma apostila e pasta da clínica serão entregues ao paciente descrevendo o Diagnóstico dos problemas, os Objetivos Terapêuticos e as Alternativas de Tratamento, os tipos de Aparelhos, uma previsão do Tempo de intervenção, os Honorários Profissionais, Valores de Investimento e as Opções de Pagamento.
  • Um Contrato de Prestação de Serviços Odontológicos e um Termo de Consentimento Informado também serão fornecidos.

 

Imprimir

agenda_consulta