MedCal Odonto

Cirurgia Ortognática

O que é Cirurgia Ortognática?

Cirurgia ortognática é o procedimento utilizado para a correção das deformidades dentofaciais, ou seja, deformidades congênitas ou adquiridas que acometem os maxilares e resultam em alterações esqueléticas e dentárias que repercutem na face. Desta forma, o paciente apresenta uma “mordida errada“ associada a uma desarmonia na face.

Leia Mais

Tratamento de ronco e apneia do sono

A síndrome de apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono é uma desordem caracterizada pela obstrução das vias respiratórias durante o sono. Esta obstrução inibe a passagem de ar para os pulmões e está normalmente relacionada ao colabamento das paredes da faringe.

Leia Mais

Procedimentos Odontológicos Estéticos

Toxina Botulínica

A toxina botulínica do tipo A, muito conhecida pela marca comercial Botox®, tem sido utilizada para fins medicinais sob a forma injetável. Quando aplicada em pequenas doses, a toxina botulínica bloqueia a liberação neurotransmissores responsáveis pela contração muscular. Desta forma, a toxina botulínica interfere seletivamente na capacidade de contração e resulta em “relaxamento” muscular. Outras aplicações da toxina botulínica na face são para correção de assimetrias faciais, amenizar o sorriso gengival (figura 1) e reduzir o volume dos músculos masseteres que tornam a face exageradamente larga (figura 2). Os efeitos iniciam-se 48 horas após a aplicação, atingem sua máxima ação em 15 dias e duram de quatro a seis meses. Após este período, ela pode ser aplicada novamente.

Leia Mais

Implantes Dentários

O que são implantes dentários?

Explicando de uma forma simples, um implante de titânio que é utilizado para substituir a raiz de um dente que foi perdido ou está condenado a extração. Uma vez instalado e integrado ao osso, o implante permite a confecção de coroas dentárias muito semelhantes aos dentes naturais, devolvendo ao paciente um belo sorriso e permitindo uma mastigação efetiva.

Leia Mais

DTM e dor Orofacial

A articulação da mandíbula, também chamada de articulação têmporo-mandibular (ATM), é composta bilateralmente pelo: (1) côndilo mandibular; (2) disco articular; (3) cápsula sinovial; e (4) fossa glenóide. Além dos componentes da articulação têmporo-mandibular propriamente dita, a ATM também sofre uma complexa influência de músculos, tendões, ligamentos, assim como da relação entre os maxilares (maxila e mandíbula) e da oclusão (engrenamento dentário). Todos estes componentes funcionam sinergicamente durante a movimentação mandibular para permitir movimentos amplos, sincronizados e indolores. Quando o equilíbrio deste sistema é rompido, o paciente pode evoluir com dor localizada ou irradiada para o ouvido, cefaleia, estalos na ATM, limitação ou travamento dos movimentos mandibulares e, consequentemente, dificuldades de mastigação.

Leia Mais

Trauma de Face

Os traumas de face são ocorrências comuns em hospitais e unidades de emergência, variando de leves traumatismos que necessitam de alguns cuidados no seu tratamento à fraturas complexas que exigem tratamento cirúrgico em nível hospitalar. Dentro da traumatologia bucomaxilofacial podemos incluir tanto os traumatismos nas estruturas da face propriamente dita (pele, músculos, nervos, vasos sanguíneos e ossos da face), quanto os traumas da cavidade bucal (dentes, gengiva, língua, osso maxilar, osso mandibular, vasos sanguíneos e nervos da boca).

Leia Mais

Cirurgia Bucal

Cirurgia dos sisos

Os terceiros molares, popularmente conhecidos como dentes do siso, são os últimos dentes das arcadas dentárias a se desenvolver e tendem a aparecer na boca ao final da adolescência. Geralmente, os pacientes apresentam quatro sisos, dois superiores e dois inferiores. Em alguns casos, por questões genéticas, algumas pessoas apresentam menos ou, até mesmo, nenhum siso. Como estes dentes são os últimos a nascer, muitas vezes não restam espaços para sua irrupção e, desta forma, permanecem retidos no interior dos maxilares. Isto traz uma série de riscos e, por este motivo, a remoção profilática dos sisos tem sido amplamente recomendada.

Leia Mais

Estomatologia

O que é Estomatologia?

Estomatologia é a área da odontologia que estuda, diagnostica e trata alterações patológicas ou fisiológicas relacionadas à boca e ao aparelho estomatognático. Portanto, a estomatologia é área da odontologia se dedica ao diagnóstico e tratamento tanto das alterações mais simples relacionadas aos tecidos moles e glândulas salivares, quanto as mais complexas relacionadas as estruturas ósseas dos maxilares e da face.

Leia Mais

agenda_consulta