Visão, tato, audição, olfato ou paladar?

Visão, tato, audição, olfato ou paladar?
Quais desses sentidos você considera o mais importante?

21/12/2021 | Dicas de Saúde

Se a resposta foi visão, saiba que sua opinião está de acordo com a imensa maioria dos seres vivos, que acham a visão o sentido crucial para se viver.

O nosso olho funciona como uma máquina fotográfica. A Pupila regula a entrada de luz no olho e a imagem é projetada na retina de cabeça para baixo. A imagem é transformada em impulsos nervosos e é enviada ao cérebro através do nervo óptico. No cérebro, no córtex occipital, as informações (cor, forma, tamanho e posição) são interpretadas fazendo com que a imagem que estamos vendo seja vista na posição correta e não invertida.

Saúde dos olhos:

Todo mundo tem alguém na família ou pelo menos conhece alguém que usa óculos.  Pesquisas revelam que uma em cada cinco crianças em idade escolar sofre de problemas de visão.  Uma criança não tem como comparar se está enxergando bem ou não e dificilmente vai se queixar, o que pode trazer sérios problemas para o aprendizado e a saúde, destaca Dr. Pedro Werner, oftalmologista da Medcal Saúde.  

Os sintomas de problemas oculares podem ser: 

• Dificuldade de leitura: Quando a criança “lê” um livro, prestar atenção se ela precisa aproximá-lo dos olhos ou se é necessário afastá-lo. Perguntar para as crianças se as figuras ou letras ficam meio embaçadas, como se tivesse uma nuvem de fumaça sobre seus olhos. 

• Piscamento: Observar se a criança pisca muitas vezes ao focalizar algum objeto ou durante a leitura.  

• Sensibilidade exagerada à luz: Em ambientes claros a criança não consegue abrir os olhos totalmente que, em seguida, começam a lacrimejar.  

• Terçol (viúvo, hordéolo) frequente: É uma inflamação localizada nas pálpebras, como se fosse uma espinha grande, deixando a região avermelhada e inchada.  

• Dores de Cabeça: Geralmente durante ou após a leitura, uso do computador ou ao assistir televisão.  

• Tonturas: Também são frequentes durante a leitura. 

Se a criança tem algum desses sintomas deve consultar um oftalmologista que irá fazer exames para confirmar se existe ou não problemas de visão.

Dr. Pedro Werner, elenca alguns cuidados especiais que devemos devemos ter com os olhos: 

• Não use óculos de grau sem receita médica.  

• Não use colírio sem recomendação médica.  

• Em caso de cisco, lavar o olho com cuidado, sem esfregá-lo.  

• Procurar ler e escrever em lugar com boa iluminação.  

• Ao assistir televisão e ao ler ou escrever, manter a distância adequada. Da televisão, manter no mínimo 1 metro e meio da tela. O livro ou o caderno devem estar a uma distância de 30 cm dos olhos.  

• Para usar o computador, posicionar-se entre 45 cm a 70 cm do monitor, diminuir o brilho e aumentar o contraste. A tela deve ter a sua altura regulada um pouco abaixo da altura dos olhos. A cada 30 minutos de uso do computador fazer intervalos regulares de 2-5 minutos.  

• Nunca olhar diretamente para o sol, pois isso pode causar sérios danos aos olhos. Dois terços da radiação solar (ultravioleta) que recebemos durante a vida ocorrem na infância e adolescência. Tal radiação pode causar ou acelerar o aparecimento de doenças nos olhos como ceratite, pterígio, catarata e degeneração macular. É muito importante, principalmente nessa faixa etária, o uso de óculos solares ou de grau com filtro ultravioleta. 

•Fazer o teste do olhinho (reflexo vermelho) nos recém-nascidos e consultas anuais com oftalmologista para todas as crianças até a idade escolar são formas seguras de prevenção. 

Consulte sempre um especialista (profissional que possua RQE ( registro de qualificação de especialista junto ao CRM ), agende sua consulta com nosso oftalmologista. Ligue para (47) 3363-6066, envie mensagem pelo WhatsApp (47) 98469-1473 ou acesse o Agendamento Online.