Ressaca
O que é, por que acontece, sintomas e como evitar?
02/03/2022 | Dicas de Saúde
A ressaca é um conjunto de sintomas físicos e mentais que surgem devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas (que são tóxicas), o que resulta em uma leve desidratação, aumento da atividade do fígado para eliminar o excesso de álcool do sangue e alteração no sistema nervoso devido à hipoglicemia induzida pelos altos níveis de álcool circulantes, afirma Dra Andreia Marcon, nutricionista da Medcal.
O álcool é diurético e por isso a pessoa quando bebe faz muito xixi, ficando rapidamente desidratada, aumentando a concentração de álcool no sangue. Dra Andreia elencou alguns dos principais sintomas da ressaca:
-Dor de cabeça forte;
-Dor nos olhos e sensibilidade ao som e à luz;
-Enjoo e vômito;
-Mal-estar geral;
-Dores no corpo;
-Dor de estômago;
-Boca seca e muita sede;
-Falta de apetite;
-Não lembrar do que aconteceu na noite anterior.
Dra. Andreia destaca que geralmente esses sintomas surgem no dia seguinte, depois de dormir, mas podem surgir antes, entre 4 a 6 horas após parar de beber. A intensidade dos sintomas varia de acordo com a quantidade de álcool que a pessoa consumiu e por isso, se a pessoa não se lembra de nada da noite anterior, significa que ela consumiu uma grande quantidade de álcool e encontra-se num estado chamado Blackout Alcoólico, que é a perda temporária de memória.
Um engano é achar que, quando se é jovem, a ressaca é mais leve. Mas a idade não tem tanta interferência nos efeitos do excesso. “Tem a ver com o sistema de metabolização do álcool pelo organismo As enzimas digestivas, principalmente as que temos no estômago e no fígado, Afirma Dra. Andreia.
Detalhes que fazem a diferença, você pode conversar com uma nutricionista que lhe ajude a criar novos hábitos com base nas suas preferências e rotina. Agende hoje mesmo a sua consulta com a Dra Andreia Marcon. Ligue para (47) 3363-6066, envie mensagem através do WhatsApp (47) 99195-63-61 ou acesse o Agendamento Online.