Como conviver sendo portador de diabetes?

Como conviver sendo portador de diabetes?
O diabetes é uma doença que abala o físico e o emocional

14/11/2022 | Dicas de Saúde

O diabetes é uma doença que abala o físico e o emocional de seus portadores. É muito difícil conviver com tentações como doces, refrigerantes, batatas fritas, chocolates, coxinhas, pizzas, hambúrgueres e massas, que são deliciosos, mas possuem um alto índice de gordura e açúcares que prejudicam nossa saúde. Dra Camila Colin, médica endocrinologista da Medcal, afirma que ser portador de diabetes é como ter uma doença crônica igual a muitas outras de nossos familiares e amigos. Quem não convive com alguém portador de pressão alta, colesterol alto, depressão, ansiedade, sobrepeso ou obesidade?

E o que fazer após saber do diagnóstico?

Dra Camila explica que ser saudável é o segredo para conviver com a doença que, provavelmente, foi desenvolvida pelo mau hábito alimentar, histórico familiar, deficiência de exercícios físicos, entre outros costumes que podem gerar o diabetes. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), mais de 13 milhões de pessoas possuem a doença, o que representa 6,9% da população total.

Apesar de ser uma doença crônica é ter a doença e manter uma vida normal. O diabetes após diagnosticado poderá ser controlado através do uso de medicamentos adequados e um estilo de vida saudável, sempre objetivando níveis de glicemia no sangue próximas a de pessoas não portadoras da doença. Caso o diabetes não seja adequadamente tratado ou controlado, a doença poderá causar sérios danos para saúde, garante Dra Camila.

São comuns as complicações cardiovasculares (infartos e derrames), complicações renais (culminando em insuficiência renal e necessidade de hemodiálise) e complicações oftalmológicas (inclusive levando à cegueira), todas elas possíveis de serem evitadas.

Atividades físicas e um planejamento alimentar são essenciais para mantê-la em dia. Planejamento alimentar não é dieta e, sim, organização sobre o que se está ingerindo e a quantidade adequada. Outras dicas são: fazer pequenas refeições ao longo do dia; ter um sono regular; comer lentamente e aceitar que possui diabetes, cuidando para que o mesmo não ocasione consequências para o corpo e a mente.

O que desejamos para nós mesmos, familiares e amigos? SAÚDE! E sempre junto a isso, felicidade!

O ideal é que todo paciente portador de diabetes seja sempre acompanhado de um médico especialista com objetivo de atingir uma melhora geral em sua saúde, aumentando assim sua qualidade de vida e longevidade.


Agende sua consulta com o Dra Camila Colin para que ela possa te ajudar nesse processo. Ligue para (47) 3363-6066, envie mensagem através do WhatsApp (47) 98469-1709 ou acesse o Agendamento Online.