Gastroenterite aguda ou “virose” ou “intoxicação alimentar”
Especialista explica as origens das gastroenterite e o que pode ser feito para preveni-las.
14/01/2023 | Dicas de Saúde
As gastroenterites são infecções do trato gastrintestinal ocasionadas por microrganismos que tem afinidade pelo estômago ou intestino (por exemplo, rotavírus, adenovírus, salmonella), transmitidas por alimentos ou bebidas contaminadas, afirma Dra. Fernanda Oliverio, médica gastroenterologista da Medcal .
Dra. Fernanda Oliverio elencou os principais sintomas: dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia e as vezes febre, que aparecem subitamente e duram por um período curto (menos que 14 dias), sendo que a maioria das pessoas se recupera sozinha, sem necessidade de qualquer tratamento ou exame adicional.
Tratamento
· Repouso e hidratação vigorosa;
· Medicamentos para controlar os sintomas se necessário;
· Cuidados na alimentação para não piorar a diarreia e vômito, como evitar leite e derivados, alimentos gordurosos, alimentos fermentativos (feijão, brócolis, couve flor, etc), bebidas alcoólicas e com cafeína;
· O uso rotineiro de antibióticos não é recomendado;
· Dra Fernanda, ressalta que se trata de uma doença contagiosa e, por isso, é imprescindível não compartilhar copos, talheres, escova de dentes e outros itens pessoais, além da lavagem frequente das mãos.
E quando você deve procurar um médico:
· Sinais de desidratação: sede excessiva, diminuição da urina ou urina escura, tontura, desmaio, sonolência, confusão mental. Ficar atento principalmente em crianças e idosos.
· Vômitos prolongados impedindo a ingestão de líquidos;
· Diarreia com sangue, muco ou coloração preta tipo piche;
· Dor abdominal intensa;
· Febre alta e mais de 6 evacuações ao dia; e
· Duração por mais de 2 dias em adultos ou mais de 1 dia em crianças.
Se você tem algum tipo de queixa ligada ao aparelho digestivo, agende hoje mesmo a sua consulta com a nossa especialista. Ligue para (47) 3363-6066, envie mensagem através do WhatsApp (47) 99195-6361 ou acesse o Agendamento Online.