Dezembro Laranja: previna-se contra o câncer de pele
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, anualmente, são diagnosticados 180 mil novos casos de câncer de pele no Brasil.
02/12/2019 | Dicas de Saúde
Significa dizer que um em cada quatro novos casos de câncer no País é de pele. Além disso, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), quase 90% dos casos existentes são de carcinomas. Esses tumores têm letalidade baixa, mas são responsáveis por cerca de 1.900 óbitos a cada ano no Brasil. Menos comum, o câncer melanoma é o tipo mais agressivo e, por este motivo, causa mais de 1.700 mortes anualmente. Os números são alarmantes, mas os especialistas destacam que é totalmente viável reduzir as estatísticas de incidência da doença.
Justamente com a finalidade de disseminar conhecimento sobre o câncer de pele e assim aumentar o diagnóstico precoce e as chances de sucesso no tratamento, a Sociedade Brasileiro de Dermatologia (SBD) promove o Dezembro Laranja. Como parte das iniciativas, a SBD promoverá uma série de ações informativas capazes de contribuir para a conscientização da doença e, mais importante, realizará exames preventivos gratuitos no dia 7 de dezembro.
Nesse dia, cerca de quatro mil médicos dermatologistas e voluntários prestarão atendimento gratuito para diagnóstico do câncer de pele. As consultas serão realizadas em cerca de 130 postos espalhados pelo Brasil. O mutirão acontece desde 1999 e já beneficiou mais de 600 mil pessoas. Este ano, na 21ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele da SBD, a previsão é de que 30 mil pessoas sejam beneficiadas pela iniciativa.
A relação dos postos participantes pode ser conferida aqui: http://www.sbd.org.br/dezembroLaranja/exame-preventivo-gratuito/
“É essencial conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao câncer de pele desde a infância”, diz a Dra. Daniela Zanardi, dermatologista de MedCal. “Nós conhecemos a origem da doença e sabemos que a prevenção é uma das mais eficientes formas de reduzir o número de casos. Prevenir a doença, informar sobre os sinais do câncer de pele e elevar os índices de diagnóstico precoce é uma das mais eficientes maneiras de reduzir a incidência deste tipo de câncer”, assegura.
Outras ações do Dezembro Laranja
Entre as iniciativas, também está prevista a divulgação nas plataformas digitais (Facebook, Instagram, Youtube e Site) marcadas com as hashtags #DezembroLaranja e #SinaisdoCancerdePele. O público pode se engajar na campanha e compartilhar nas redes sociais, customizando a foto de perfil e as publicações da SBD, por exemplo. Assim como nos anos anteriores, personalidades e lideranças em suas áreas de atuação participarão do movimento vestindo a cor laranja e monumentos nacionais serão iluminados com a cor símbolo da campanha, frisando o compromisso com a prevenção, diagnóstico e tratamentos precoces.
Mais sobre o câncer de pele
Este tipo de câncer é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Existem diferentes tipos de câncer da pele que podem se manifestar de formas distintas, sendo os mais comuns denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular – chamados de câncer não melanoma – e que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente. Um terceiro tipo, o melanoma, apesar de não ser o mais incidente, é o mais agressivo e potencialmente letal. Quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura.
Previna-se
A exposição excessiva e sem proteção ao sol é o principal fator de risco que pode desencadear a doença. Para prevenir o câncer da pele, a Dra. Daniela sugere que as pessoas:
- Se examinem com regularidade;
- Consultem um dermatologista periodicamente, especialmente em caso de suspeita;
- Examinem familiares (os cânceres podem surgir em regiões de difícil acesso);
- Usem protetor solar regularmente (ou protejam-se da exposição ao sol), mesmo em dias frios e nublados;
- Evitem exposição ao sol entre as 9h e as 15h;
- Utilizem chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo;
- Mantenham uma boa hidratação corporal.
Saiba como a doença pode se manifestar e fique atento:
- Aparecimento de pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida; como uma pápula ou nódulo avermelhado, cor da pele e perolado (brilhoso);
- Surgimento de ferida que não cicatriza.
Essas dicas todas são supervaliosas, mas vale lembrar que o autoexame não substitui a ida ao médico dermatologista. A melhor forma de evitar a doença é a prevenção!
Participe conosco desse movimento. Cubra-se de laranja você também! E marque hoje mesmo a sua consulta pelo telefone (47) 3363-6066, WhatsApp (47) 98469-1473 ou acesse o Agendamento Online.